Josué 7.2-13
Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre família, o que Deus deseja, o que devemos fazer, o que não podemos fazer, a importância da família buscar ao Senhor e tê-lo como coluna central, etc. E por mais vasto que seja o campo, a maior parte de tudo o que se tem escrito e dito sobre famílias aponta para o mesmo alvo: como ter uma família abençoada. Aliás, quem não quer ter um lar abençoado? Penso que esse é o desejo de cada pessoa.
Contudo, para que tenhamos lares abençoados é preciso, primeiramente que tenhamos famílias santificadas. Não é possível ter um lar abençoado se a família não é santa. Não é possível ter uma igreja abençoada se os crentes não são santos. É preciso primeiramente se santificar. É preciso primeiramente se purificar, para que o Senhor derrame as bênçãos sobre nossas casas e sobre nossa igreja.
Josué 3.5 - Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.
Levítico 20.7 - Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus.
A ordem do Senhor é clara. É preciso que nos santifiquemos. É preciso abandonar o pecado, jogar fora o anátema, para que sejamos abençoados.
Mas o que é o Anátema?
Anátema é uma palavra do grego antigo que significa “oferta votiva”, normalmente consagrada a um falso deus em rituais pagãos. Com o advento do cristianismo a palavra passou a designar tudo aquilo que é amaldiçoado, abominável aos olhos de Deus.
Mas alguém pode estar dizendo: “não há anátema em minha casa, não há anátema em minha família, em minha igreja, em minha vida, não há anátema”.
Será que não?
Tudo o que é pecado é anátema. A Bíblia diz que Deus odeia o pecado.
Hebreus 1.8-9 – “Mas a respeito do filho, diz: o teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de equidade é o cetro do teu reino. Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros”.
Nesse texto o escritor aos hebreus cita uma passagem de Salmos e a aplica ao Senhor Jesus Cristo. É claro que Deus ama a justiça e odeia o pecado. Essa afirmação pode ser vista em várias outras passagens bíblicas:
Provérbios 6.16-19 - Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
Estas – é claro – não são as únicas coisas que Deus odeia, é apenas uma pequena lista que, junto com muitas outras passagens bíblicas confirma o adágio que Deus odeia o pecado, portanto, tudo que é pecado, é anátema.
Nesse aspecto, chegamos a um ponto que nos leva a uma conclusão lógica: se há pecado na minha casa, se há pecado na minha vida, se há pecado na minha igreja, há anátema e Deus não irá nos abençoar.
O texto proposto neste artigo (Js 7.2-13), diz que Josué mandou alguns homens espionarem a terra de Ai, e que, ao voltar, eles disseram que não havia necessidade de se enviar todo o exército, pois haviam poucos habitantes. (v 2,3).
Aos olhos daqueles homens a vitória era fácil.
Às vezes, nossos inimigos parecem pequenos; a vitória parece fácil – Muitas vezes o problema que estamos enfrentando é, aos nossos olhos, comum. Mas se há anátema em nossa casa, o “fraco” inimigo nos derrotará.
O texto diz que os homens de Israel foram humilhados. Derrotados de forma vergonhosa (v5). E quando Josué questiona a Deus, a resposta foi que havia anátema no meio do povo, e que se o anátema não fosse arrancado, Israel não seria abençoado e não venceria (v 11,12). Deus então ordenou (v13), que o povo se santificasse e que fosse retirado o anátema.
Sem a santificação, não há bênção. Sem a santificação não há prosperidade. Sem a santificação não há vitória. Sem a santificação ninguém verá a Deus.
Quais são os anátemas que existem na sua casa? Quais são os anátemas que existem na sua igreja? Quais são os anátemas que existem na sua vida? O que Deus está mandando que seja jogado fora hoje?
Os anátemas mais abomináveis aos olhos humanos como, prostituição, adultério, pornografia, etc., talvez não façam parte da nossa casa, mas gostaria de deixar aqui alguns anátemas que precisam ser extirpados do nosso meio, para que sejamos abençoados.
1. Jogue fora o anátema do julgamento.
Romanos 14.1,2,13: “Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos (....) Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Portanto, não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão.
Mateus 7.1,2: Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.
2. Jogue fora o anátema do egoísmo
1Coríntios 10.24: “Ninguém busque o proveito próprio, antes cada um o de outrem”.
3. Jogue fora o anátema da mentira
Ef 4.25: “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros”.
4. Jogue fora o anátema da maledicência
Ef 4.29: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem”.
5. Jogue fora o anátema da amargura e da arrogância
Ef 4.31,32: “toda a amargura, e cólera e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tirados dentre vós, bem como toda a malícia. Antes sede bondosos uns para os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou”.
6. Jogue fora o anátema da soberba
Ef 5.21: “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo”.
7. Jogue fora o anátema do orgulho
Cl 3.13,14: “(....)Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isso, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
Se desejamos ter lares abençoados, é imprescindível que joguemos fora esses e outros possíveis anátemas que muitas vezes estão agarrados em nossa vida. Assim, buscando a cada dia a santificação, veremos as maravilhas de Deus sobre nossas famílias.